O grupo terrorista Houthis, do Iêmen, confirmaram no dia de ontem o ataque ao navio de carga da Grécia no Mar Vermelho, no último dia 12. Esse foi o segundo bombardeio desde os rebeldes declararem apoio aos terroristas do Hamas na guerra contra Israel. As imagens revelaram o alto poderio militar do Houthis.
Os Houthis, grupo alinhado ao Irã, têm como alvo navios comerciais na região do Mar Vermelho desde novembro, no que eles dizem ser ataques em solidariedade aos palestinos. O Rubymar, de propriedade do Reino Unido, foi o primeiro navio afundado pelos Houthis. Isso aconteceu em 2 de março, cerca de duas semanas após ser atingido por mísseis.
Além desses dois bombardeiros, os Houthis também apreenderam outro navio e mataram três marinheiros em outras ações desde novembro.
Relembramos que esses ataques forçaram as empresas de transporte a desviar os navios do Canal de Suez para uma rota mais longa ao redor da África, impactando o comércio global ao atrasar as entregas e aumentar os custos de envio.